O que é raro é valioso.

 

Eu estava conversando com um professor e palestrante que admiro muito, então perguntei qual era a opinião dele sobre mudanças de carreira ou empreender em um negócio, em que um profissional experiente na sua área, ao mudar, enfrentaria um mercado totalmente desconhecido? Como isso poderia dar certo? E ele me respondeu que essa pessoa deveria criar algo raro, porque segundo as palavras dele “o que é RARO é caro, é valioso!”

Como sou uma questionadora, levei uns dias pensando sobre o que ele falou. Mas em seguida começou a fazer muito sentido, principalmente se eu pudesse substituir a palavra valioso por ORIGINAL.

A originalidade é uma coisa que a gente não sabe definir direito mas é fácil reconhecer quando a gente encontra.

No dicionário diz que originalidade é a qualidade do que é inusitado, do que não foi ainda imaginado, dito, feito etc.; inovação, singularidade.

Olha que frase verdadeira essa sobre ser original:

 

     “Ser você mesmo é o único lugar onde você não enfrenta competição ou comparação”.

          Caroline Mchugh – TED Talks

 

Se esse é um assunto que você gostaria de se aprofundar, recomendo a leitura do Livro Originals de Adam Grant, em que ele escreve sobre como os inconformistas mudam o mundo.

Como o tema aqui é Empreendedorismo, o meu foco nesse post é fazer uma provocação para sua reflexão nessa semana:

O futuro do trabalho aponta para novos produtos e serviços que ainda iremos descobrir, sim é verdade. Mas a provocação é: o quanto eu poderia ser EU MESMA ao inovar em produtos e serviços que já existem?

Se têm algo que não pode ser copiado somos eu e você concorda? Que tal um tempero pessoal naquilo que você já está fazendo?

Mas e quando você acredita que só vai dar certo se copiar a originalidade de alguém?

Essa é uma outra frase que li por aí:

Pessoas que tem medo de ser elas mesmas trabalham para aquelas que não tem esse medo.

Se a teoria do meu amigo, que citei no início desse post, estiver certa: o RARO e VALIOSO está mais perto de nós do que imaginamos, está em sermos quem somos – sem medo da criativa originalidade que fomos criados para ser.

 

Leia também: https://giselecipili.com.br/os-desafios-de-empreender-forcas-e-limites/

 

Um abraço afetuoso,

Gisele Cipili

Receba nossas Atualizações

Cadastre-se para receber nossas atualizações…

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on pinterest

Não pare por aqui

Leia também

Liderança

Vida e Trabalho

Passamos provavelmente a metade das nossas horas de vida trabalhando. É compreensível que a busca por propósito seja uma necessidade de muitos, principalmente quando as

Vida

Encerrando Ciclos

(Esse é o único texto aqui no Blog que copiei e colei porque valeu a pena! É de uma escritora Colombiana que escreve sabiamente sobre

Mulheres

O Antídoto para o medo e o amor.

Naquela noite chovia muito e quando os raios e trovões batiam à minha janela, também estremecia uma pequena alma de criança. Eu só tinha cinco

Fechar Menu

Inicie o Teste de Inteligência Emocional

Abrir chat
1
Fale comigo diretamente pelo Whatsapp!
Powered by