Os Desafios de Empreender: forças e limites.

Entramos na década que promete novas nuances no comportamento do consumidor mundial e acompanhá-las será um grande desafio para empresas já estruturadas.

Quanto às empreendedoras, iniciantes e/ou experientes, para ambas  será necessário ainda mais atitude, foco e competências (soft e hard) para se manterem num mercado em constante mudança,  chamado de “nova economia”: Leia sobre Nova Economia quando quiser  neste artigo do SEBRAE  https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/o-impacto-da-nova-economia-nos-pequenos-negocios,11edeabb60719510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Vamos relembrar o conceito:  Empreendedorismo, o que é?

” É o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou realizar mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.”

Fonte: Wikipedia.

 

Ao longo desses anos empreendendo e apoiando empreendedoras entendi que são  essas as principais  competências que impactam no processo de empreender (eu gosto de chamar carinhosamente de “músculos do comportamento empreendedor”).

É importante ressaltar que quando você está mais consciente sobre forças e limites, as chances de sucesso no crescimento pessoal e aprendizado técnico, aumentam. Assim ao investir em si mesma com mais foco sendo específica, será mais fácil o seu desenvolvimento ao longo da jornada empreendedora.

Obs: Por gentileza se for utilizar ou repassar esse material, cite a fonte autoral de criação como Programa Me Inspira®  – Onde negócios e propósitos se encontram, 2019.

Vamos à elas!

  1. Auto-reconhecimento –Assume o mérito pelas próprias conquistas; aprende a receber elogios com humildade e gratidão.
  2. Autoconsciência – Conhece a si mesma, tanto forças como limites; se mantém atenta aos seu ritmo pessoal e busca “calibrar” a energia necessária para o sucesso do empreendimento sem perder a sua saúde física, emocional e espiritual.
  3. Autoaceitação – É tolerante consigo mesma quando comete erros; entende que as falhas são oportunidades de aprendizados; evita comparações consciente de continuar fazendo o SEU melhor, mesmo que seja diferente do melhor do outro.
  4. Amor próprio – Aprende quando dizer não; sabe colocar limites para si e para os outros; busca o auto-cuidado intencional; sabe que precisa contar primeiro consigo mesma como a fonte das ideias e ações ao empreender.
  5. Autoconfiança – Se sente segura diante de desafios.
  6. Assume a Responsabilidade – Lida com reclamações sem passar o bastão; se necessário enfrenta o problema sozinha.
  7. Autocontrole – Mantém o controle e evita agir por impulso; tende a manter uma rotina de horários e um padrão de comportamento.
  8. Criatividade – Habilidade de ter ideias surpreendentes e inteligentes ou desenvolver alternativas criativas para inovar e resolver problemas.
  9. Capacitação – Se desafia a sair da zona de conforto intelectual e busca pelos conhecimentos ou ferramentas de que necessita.
  10. Capacidade de Apresentação – Demonstra confiança diante de grupos; demonstra pouca ou nenhuma evidência de vergonha e desconforto ao se apresentar.
  11. Empreendedorismo – É capaz de idealizar e coordenar esforços para executar projetos; trabalha bem sob pressão; é consumida pelo desejo de prosperar nos negócios; está disposta a arriscar.
  12. Foco e Disciplina – Estabelece ordem de prioridades e as cumpre.
  13. Otimismo – Acredita que é capaz, e que sempre é possível ir mais longe de maneiras diferentes daquelas que já experimentou.
  14. Relacionamento Familiar – Sabe investir energia nas pessoas que ama assim como em si mesma; consegue lidar com opiniões divergentes das pessoas mais próximas; comunica intenções e limites de forma assertiva no ambiente familiar.
  15. Resiliência – É capaz de levantar rápido depois de uma decepção ou imprevistos. Aprende com os erros.

O próximo passo é desenvolver.

Leia também https://giselecipili.com.br/como-comecar-bem-em-2020/

E que você prospere em tudo!

 

 

Receba Nossas Atualizações

Cadastre-se para receber nossas atualizações…

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on pinterest

não pare por aqui

LEIA TAMBÉM

MULHERES

O Antídoto para o medo e o amor.

Naquela noite chovia muito e quando os raios e trovões batiam à minha janela, também estremecia uma pequena alma de criança. Eu só tinha cinco

EMPREENDEDORISMO

Quem eu posso ser hoje?

  A terra parece ter saído do seu eixo. A sensação é que entrei numa montanha russa, em que as subidas e descidas serão inevitáveis.

1
Fale comigo diretamente pelo Whatsapp!
Powered by
undefined

Receba nossas Atualizações

Cadastre-se para receber nossas atualizações…

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on pinterest

Não pare por aqui

Leia também

Liderança

Vida e Trabalho

Passamos provavelmente a metade das nossas horas de vida trabalhando. É compreensível que a busca por propósito seja uma necessidade de muitos, principalmente quando as

Vida

Encerrando Ciclos

(Esse é o único texto aqui no Blog que copiei e colei porque valeu a pena! É de uma escritora Colombiana que escreve sabiamente sobre

Mulheres

O Antídoto para o medo e o amor.

Naquela noite chovia muito e quando os raios e trovões batiam à minha janela, também estremecia uma pequena alma de criança. Eu só tinha cinco

Fechar Menu

Inicie o Teste de Inteligência Emocional

Abrir chat
1
Fale comigo diretamente pelo Whatsapp!
Powered by