Para o tema em questão, vamos considerar alguns aspectos comuns ao comportamento de pessoas que obtiveram sucesso na gestão de seus negócios: para Michael Porter, doutor em economia e autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade, o empresário de sucesso é como uma pessoa que apresenta uma visão global de seus negócios e que à partir das transformações do macro-ambiente, tais como: regulamentações, mudanças tecnológicas e demanda de mercado, responde a tempo para se manter competitivo.
Dessa abordagem de Porter quero destacar a palavra “visão”, como a viga mestra na estrutura de uma empresa e carreira como gestor.
Quem dirige um negócio precisa ter consciência do seu papel direcionador. Quer sejam mulheres ou homens na administração empresarial, o impacto na cultura do ambiente corporativo, não considera apenas gênero mas, valores, caráter e visão. Pessoas na organização são influenciadas pelo seu líder.
Um ambiente de trabalho coordenado, gerenciado ou administrado pela mulher, caracteriza-se por comportamentos e interesses mais voltados para a cooperação e relacionamentos, fato que traduz a gestão feminina. Em sua gênese a mulher sempre estará mais voltada para o outro.
Sendo assim, o desafio de liderar e corrigir os rumos de um negócio distancia-se da mera discussão de quem é o melhor, mas volta-se para o que realmente importa – homem ou mulher, quem está mais preparado tecnicamente? Quem busca maior autoconhecimento? Quem não se intimida diante dos desafios? Quem decide ser o mais competente? Sucesso é uma Escolha.
Um grande abraço!