Reflexão sobre nosso reflexo

Se você olhasse os pontos fortes dos outros e os comparasse aos seus pontos fracos, com a mesma frequência com que olha no espelho, como isso faria você se sentir? 

O engraçado é que isso é o que a maioria de nós faz. Essa é uma receita infalível para derrubar a autoconfiança e gerar a sensação de infelicidade. Comparações são completamente inúteis para o auto amor; só vamos minar a autoestima com pensamentos de desvalor.

O perigo está nas nossas mãos, pois se no século passado os templos de consumo eram os shoppings, hoje certamente, as vitrines são as redes sociais. São bilhões de stories e outros bilhões de posts à espreita para que uma comparação seja feita. Seja a roupa, estilo de vida ou dieta, lá estamos nós, à mercê das analogias, semelhanças e paridades.

A canção Priceless da não tão famosa banda for KING & COUNTRY mostra um suspeito de um “crime” que acontece todos os dias em milhares de casas ao redor do mundo: matamos a nós mesmas com a cobrança da perfeição. Mas a verdade é que somos priceless.

“I see you dressed in white, every wrong made right

“Eu vejo você vestido de branco, cada erro corrigido

 

I see a rose in bloom, at the sight of you, o so priceless.”

Eu vejo uma rosa desabrochando, ao ver você, tão inestimável. ”

Quebrando o hábito da comparação

Existe algo sublime dentro de você. E se você for capaz de olhar para suas forças, aceitar seus limites e ver seu verdadeiro valor, será maravilhoso!  Na verdade, é uma das chaves para a felicidade e aumento da  inteligência emocional, porque sem essa habilidade, você ficará desmotivada e não acreditará em si mesma.

Aqui estão algumas dicas que acho úteis para quebrar esse ciclo:

1. Consciência

Na maioria das vezes, fazemos essas comparações sociais sem perceber que estamos fazendo isso. Entramos no modo automático, sem autoconsciência plena. Portanto, o começo da solução é se tornar consciente – acolha esses pensamentos ruins e fique atenta, não os alimente. Se você se concentrar neles por alguns dias, não será difícil notar que os pensamentos estarão ali.

2. Pare

Depois de perceber que está num ciclo de maus pensamentos e comparações, faça uma pausa. Não se censure ou se sinta mal – apenas reconheça os padrões de pensamentos sobre si mesma e suavemente mude o foco.

3. Contabilize suas bênçãos

Um foco melhor está no que você tem, em perceber no que você já é abençoada. Conte para si mesma as histórias felizes do que você já tem, não o que você não tem. Pense em como é privilegiada pelas  pessoas em sua vida que se preocupam com você, por estar viva e outras “pequenas coisas” que é só olhar ao redor com atenção para começar a agradecer.

4. Concentre-se em seus pontos fortes

Em vez de olhar para seus pontos fracos, pergunte a si mesma: o que eu sou e faço e que me energiza e me faz sentir bem? Comemore e  tenha orgulho de si mesma. Não com um olhar vaidoso ou egoísta, mas sinta-se bem consigo mesma e trabalhe para usar sua forças da melhor forma possível e para construir quem você quer ser.

5. Aceite imperfeições

Ninguém é perfeito – intelectualmente, todos nós sabemos disso, mas emocionalmente parecemos nos sentir mal quando não alcançamos a nossa expectativa de perfeição. Você e eu não somos, nem de longe  perfeitas e nunca seremos. É apenas uma ilusão humana que os erros nos diminuem. A verdade é que cada erro nos ensina algo novo.

Lembre-se que todo desejo de melhorar é saudável quando começa pela auto aceitação, afinal você é única — original.

Aprenda a amar o suficiente

Se você sempre quer o que os outros têm, nunca terá o suficiente. Você vai querer mais e vai se fragilizar com as comparações. Esse é um ciclo interminável e nunca levará à felicidade. Não importa quantas roupas você compre, não importa quantas casas você tenha, não importa quantos carros de luxo você adquira: você nunca terá o suficiente. Se quer aprofundar seu conhecimento nesse conceito da felicidade leia esse livro Felicidade Autêntica.

O nosso desafio é aprender a perceber a alegria no suficiente. Porque a vida com contentamento acontece de dentro para fora. 

Encontre o que precisa dentro de você primeiro.

Envio diariamente áudios de reflexão sobre temas relacionados à vida e o trabalho no canal do Telegram. Junte-se a nós.

Receba nossas Atualizações

Cadastre-se para receber nossas atualizações…

Compartilhe!

Não pare por aqui

Leia também

Carreira

O Salário Emocional

A busca por maior bem-estar emocional, que já vinha acontecendo desde a entrada dos profissionais da geração Y no mercado de trabalho acentuou-se no pós

Carreira

A Carreira da Mulher

Nós mulheres mudamos durante a vida inteira. Cada fase oferece chances de renascermos, aceitando a nossa natureza cíclica, criativa, bela e mutável. Reflita comigo olhando para as fases que abordo aqui como sendo os principais ciclos femininos de carreira. Utilizo como base para os meus insights a mulher brasileira com graduação formal e também a minha experiência de atuação ao lado delas desde 1999, tanto no voluntariado como no meu trabalho atual.