Eu sei o quão pessoal é a escolha de um filme. São 2 horas que podem facilmente ser desperdiçadas. E com um um livro ruim — ou a gente desiste no meio ou podem ser semanas que se arrastam só para cumprir a meta de leitura.
Mas a ideia dessas dicas é que você busque conhecimento associado à sabedoria, o prazer de conhecer e crescer através da arte e leitura.
Eu sou apaixonada por cultura em geral. Já passei horas olhando a natureza e obras de arte pelo mundo afora.
Separei aqui, alguns filmes para que você comece bem o seu final de semana e livros para que você os devore sem precisar pensar muito sobre um review.
Filme: Histórias Cruzadas
“Histórias Cruzadas” é um filme firme sobre um assunto super difícil e dramático. É a história de como as empregadas afro-americanas do sul viam seus empregadores durante os dias de Jim Crow, é, também, a história de como elas capacitaram uma jovem branca a escrever um best-seller sobre elas mesmas e como esse livro transformou a mãe do autor.
É um filme escrito e dirigido por Tate Taylor e baseado no romance de mesmo nome de Kathryn Stockett em 2009. O filme apresenta um elenco, incluindo Jessica Chastain, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Allison Janney, Octavia Spencer e Emma Stone.
Filme: Para Sempre Alice
Com uma combinação de poder e graça, Julianne Moore eleva “Para Sempre Alice” acima de seus feitos para a televisão a cabo e oferece uma das performances mais memoráveis de sua carreira.
Felizmente, “Para Sempre Alice” não deifica a mulher que ela interpreta: Dra. Alice Howland, uma estimada professora de lingüística da Universidade de Columbia que descobre que está sofrendo do mal de Alzheimer. Os co-diretores e escritores Richard Glatzer e Wash Westmoreland não se esquivam da maneira constante e aterradora que a doença pode tomar conta de uma pessoa e retira sua capacidade de se comunicar e se conectar com o mundo exterior.
Um filme incrível sobre o quão capazes de superação nós somos.
Livro: Mulheres de alto impacto
Nesse livro, as histórias de 26 mulheres são contadas. Mais do que a construção dos seus negócios ou de como elas atingiram seus objetivos, elas partilham lições para a inspiração de mulheres de todas as faixas etárias e classes sociais.
É um olhar para a oportunidades em meio à crise — esse é o lema no livro. Você irá se sensibilizar e aprenderá sobre conquistas admiráveis com exemplos de paciência e esperança.
Livro: O Poder da Empatia
O subtítulo desse livro já é um chacoalhão: A Arte de Se Colocar No Lugar do Outro Para Transformar o Mundo.
Parece que a pandemia e outras calamidades querem nos enviar uma mensagem para um olhar e práticas mais solidárias. É um grito – VEJA seu semelhante.
Associado à vários outros eventos em que seres humanos como eu e você, espalhados pelo mundo, sofrem. Ainda nesta semana uma explosão toma conta da capital do Líbano — você deve ter recebido vídeos deste triste momento em alguma de suas redes sociais. Mais de 100 mortos e 4000 feridos. Hospitais de Beirute pedem doação de sangue para comportar as novas necessidades. Solidariedade. Esse livro não é escrito com esse foco, mas quando você lê aqui sobre o que cito das dores humanas, como fica o seu coração?
A empatia é a cura para o individualismo (diferente de individualidade).
Gostou das minhas dicas? Fico bem feliz em compartilhar com você essa minha seleção pessoal para o fim de semana.
Sem esquecer, que você pode acessar o meu canal do Telegram lá eu dou mais dicas e falo sobre a minha trajetória. Também compartilho conteúdo que pode fazer muito sentido para você no dia-a-dia.
Na verdade também é o canal que escolhi como o meu principal. Te vejo lá – tenho muita história para contar!
Forte abraço,
Gisele Cipili