Para suprir necessidades básicas, muitas pessoas foram longe através de ideias que se transformaram em produtos e serviços.
A palavra empreender significa executar algo pelo ato de tentar; porque não dizer, dar os primeiros passos na direção de um negócio. Na trajetória humana andar é um processo natural do crescimento de um indivíduo saudável. Nos negócios também há muito o que aprender no que se refere a engatinhar e caminhar no tempo certo. É impossível para um bebê sair correndo, assim como é perigoso para um empreendedor se antecipar nas decisões, não planejar e correr o risco de cair .
Os potenciais empreendedores do momento têm inúmeras fontes de pesquisa e muito, muito mesmo sobre plano de negócios e informações de apoio inicial para essa jornada cheia de adrenalina.
Quero destacar que tipo de atitudes devem acompanhar essa pesquisa rumo ao empreendedorismo:
1- Fundamentar a escolha: Num trabalho acadêmico dentro da universidade, para que as palavras escritas sejam válidas e dignas de uma avaliação é necessário bibliografia para fundamentação básica daquilo que se escreveu. Para empreender consultar os “livros” é pesquisar cenário interno(perfil pessoal) e externo, o mercado, com suas devidas oportunidades e limites.
2- Fuga ou prazer: O motivador principal para empreender pode ser a dor de não aguentar mais o trabalho atual ou o prazer de viver seus dias trabalhando em algo que está perfeitamente alinhado ao seu perfil e gama de interesses. Quem sabe até as duas coisas. O importante é ser muito racional e buscar o tempo e modo de migrar para esse mundo novo do negócio próprio.
3- Trabalhar com o dinheiro: Quando alguém deixa uma organização para empreender e abrir seu próprio negócio precisa ter em mente que agora vai trabalhar com seu dinheiro e não com o dinheiro de outros, como fazia.
É bom ter em mente que o pior chefe é o cliente/mercado.
4- Buscar rede de apoio: Para fazer bem algo e colecionar bons resultados que sejam sustentáveis, é imprescindível que o empreendedor tenha pessoas ao seu lado. Desde o(a) companheiro(a) dentro de casa para acalmar os dias difíceis; como aquele apoiador profissional, com o perfil ideal de quem acredita no seu sucesso e pagará contigo, qualquer preço por ele (SUCESSO).
Gisele Coach
Comportamento empreendedor
Receba nossas Atualizações
Cadastre-se para receber nossas atualizações…
Compartilhe!
Não pare por aqui
Leia também
O Salário Emocional
A busca por maior bem-estar emocional, que já vinha acontecendo desde a entrada dos profissionais da geração Y no mercado de trabalho acentuou-se no pós
A Carreira da Mulher
Nós mulheres mudamos durante a vida inteira. Cada fase oferece chances de renascermos, aceitando a nossa natureza cíclica, criativa, bela e mutável. Reflita comigo olhando para as fases que abordo aqui como sendo os principais ciclos femininos de carreira. Utilizo como base para os meus insights a mulher brasileira com graduação formal e também a minha experiência de atuação ao lado delas desde 1999, tanto no voluntariado como no meu trabalho atual.
Gestão da Emocionalidade: Uma Perspectiva do Desenvolvimento Humano e Organizacional
“Estamos vivenciando uma revolução tecnológica que modificará a forma que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos; em uma escala de alcance e complexidade, a transformação será
ME INSPIRA CAST | COM GISELE CIPILI E Danielle Stoffella – #08
Uma das histórias mais inspiradoras que eu tive a honra de ouvir: Danielle Stoffella, 47 anos, casada com o Ricardo, mãe do Daniel e da