Trabalho e ação

O conceito de trabalho é histórico e carrega com ele o desejo por desenvolvimento e satisfação. Ser doador de serviço é tão nobre quanto receber por ele: reconhecimento, respeito, dinheiro, valor, oportunidade e crescimento.

Trabalhar para conquistar; sentir-se honrado e incluído. Para satisfazer necessidades e também buscar sentido e razão.
Trabalho, emprego ou serviço. O indivíduo procura pelo quê?
E nos perguntamos: aqueles que estão confortáveis e felizes na sua atividade profissional podem ser considerados heróis? Fizeram alguma coisa muito certa na sua jornada de vida e carreira? Trabalharam duro e acreditaram que podiam, ou tiveram sorte?
Mais importante que uma resposta pronta para essa pergunta difícil, é despertar para a ação pessoal que envolve ser feliz “com e no trabalho”.
As escolhas de colocarem seus talentos disponíveis à sociedade para gerar trabalho e lhe garantir lucro e sobrevivência, precisam estar atreladas há um senso maior de existir, ser e pertencer. Para isso sim é preciso coragem. Coragem para sacrificar o comodismo e “se entender, se conhecer” saber quem você é e para o que quer existir? Na minha opinião, para servir. Servir a quem? Ao criador de tudo e de todos. Depois a você, respeitando sua habilidade e aprimorando-a, buscando auto-confiança suficiente para o nível mais alto, servir ao outro.
Existem fórmulas que trazem soluções importantes para resolver problemas, e me pergunto, qual a fórmula para garantir a satisfação com o trabalho?
Pesquisar interesses, identificar necessidades ou apenas trabalhar bem com aquilo que está nas suas mãos?
Observo que os mais insatisfeitos delegam ao outro e perdem a autonomia da decisão, ou seja, transferem a responsabilidade para o chefe, o cargo, a empresa e a função. Esquecem que permanecer ou não ali é uma decisão.
Decidir por rever e planejar pode ser uma boa escolha para quem não está feliz com o que faz. Não adianta muito reclamar. Pergunte: algo vai mudar se eu apenas reclamar?
Mudar pode exigir paciência, disciplina, economia e muito mais trabalho.
Então faça sua escolha, pois na carreira e na vida, tudo que é bom dá trabalho.
Um abraço,
Gisele Cipili Ribeiro

Receba nossas Atualizações

Cadastre-se para receber nossas atualizações…

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on pinterest

Não pare por aqui

Leia também

Liderança

Vida e Trabalho

Passamos provavelmente a metade das nossas horas de vida trabalhando. É compreensível que a busca por propósito seja uma necessidade de muitos, principalmente quando as

Vida

Encerrando Ciclos

(Esse é o único texto aqui no Blog que copiei e colei porque valeu a pena! É de uma escritora Colombiana que escreve sabiamente sobre

Mulheres

O Antídoto para o medo e o amor.

Naquela noite chovia muito e quando os raios e trovões batiam à minha janela, também estremecia uma pequena alma de criança. Eu só tinha cinco

Fechar Menu

Inicie o Teste de Inteligência Emocional

Abrir chat
1
Fale comigo diretamente pelo Whatsapp!
Powered by