Qual o modelo ideal de Liderança para 2020?

Em todo o mundo existem inúmeros autores propondo modelos de Liderança. Na minha experiência como coach executiva, quando um executivo procura por teoria sobre como liderar, a grande maioria está preocupada com resultados e resultados rápidos. Geralmente têm em mente uma ação “curativa” e não preventiva ou intencional, de investir com consciência em valores para o trabalho em equipe e que fortaleçam a cultura organizacional a longo prazo.

Falando em prazo a idade média das pessoas que ocupam lugares nas organizações no mundo todo, vem caindo, principalmente em empresas de tecnologia. E parece que as expectativas desses jovens são altas em serem liderados por modelos que convençam. Quem sabe não esperem ter um líder ideal mas alguém que as inspire e ensine?

Estou supondo e não afirmando, mas uma crença minha é a de que liderar `a partir do exemplo ainda é um modelo atual tanto nas famílias como em empresas. Reforço com uma afirmação que pode trazer divergência de opiniões: líder bom é aquele que entende que a sua influência desperta uma sensação de paternidade na equipe. Calma, eu não disse que o(a) líder deve se comportar como um pai e sim que ele(a) deveria ter em mente o quanto os resultados que espera estão ligados a admiração e respeito do seu time por ele(a).

Você já ouviu falar no modelo de liderança inspiracional? Em que a liderança mantém seu papel e responsabilidade em tomar decisões mas paralelamente não negligencia o foco nas pessoas, e mais, lidera para as pessoas. Entende que a ética humana é o verdadeiro motivo para liderar e liderar bem. Nesse modelo o(a) líder decide inspirar respeito e recebe em troca confiança. Talvez a dificuldade seja que ainda não existe um método inovador para isso mas algumas tradicionais habilidades humanas: como empatia, escuta ativa, questionamento respeitoso e reciprocidade. Vale a pena treinar!

Boa liderança pra você.

Gisele Cipili.

Receba nossas Atualizações

Cadastre-se para receber nossas atualizações…

Compartilhe!

Não pare por aqui

Leia também

Carreira

O Salário Emocional

A busca por maior bem-estar emocional, que já vinha acontecendo desde a entrada dos profissionais da geração Y no mercado de trabalho acentuou-se no pós

Carreira

A Carreira da Mulher

Nós mulheres mudamos durante a vida inteira. Cada fase oferece chances de renascermos, aceitando a nossa natureza cíclica, criativa, bela e mutável. Reflita comigo olhando para as fases que abordo aqui como sendo os principais ciclos femininos de carreira. Utilizo como base para os meus insights a mulher brasileira com graduação formal e também a minha experiência de atuação ao lado delas desde 1999, tanto no voluntariado como no meu trabalho atual.

Liderança

Liderança em Tempos de Complexidades Humanas e Tecnológicas

Estamos em 2025 e algumas vozes se destacam em analisar e descrever modelos de liderança com base nas tendências atuais. Em meio a transformação tecnológica, a diversidade no local de trabalho e a necessidade de sustentabilidade ecológica e humana.

Carreira

“Não aceite encomendas”.

Mas nem tudo são flores dentro do cérebro de pessoas com esse perfil. Nós corremos mais risco de não terminarmos o que começamos, sentirmos uma ansiedade além da conta, por não ocuparmos um padrão linear no “modelo industrial” das pessoas bem sucedidas e pior, podemos ser vistos e julgados injusta e constantemente pelos diferentes de nós. Eles afirmam que todos nascemos e morreremos “com foco suficiente” para apenas uma carreira.

Carreira

O que é o sofrimento por stress profissional?

Uma compreensão clínica e psicológica do adoecimento pelo trabalho no contexto brasileiro contemporâneo
Base bibliográfica: Hans Selye e Herbert Freudenberger, além de pesquisadores brasileiros como Christophe Dejours, Wanderley Codo e Mônica Lírio Lipp, cujos trabalhos abordam a psicopatologia do trabalho, a síndrome de burnout e a relação entre trabalho e sofrimento psíquico

Material resumido pela IA com a curadoria de Gisele Cipili e Programa Me Inspira