As competências humanas no mundo do trabalho são definidas como um conjunto que reúne: saberes ou conhecimentos técnicos; habilidade em realizá-los; e atitudes – que se referem ao seu jeito de realizar o que sabe.
Nesse sentido e contexto como acontece o desenvolvimento das competências? Enquanto você treina.
É assim com os músculos físicos e semelhantemente com as habilidades ou competências. É necessário o esforço do treinamento (intencional ou não) para sair de uma zona de conforto à outra, em que os ganhos acontecem. Caso contrário ficamos fracos e fracas justamente naquilo que nos é mais exigido no dia a dia, quer liderando a carreira, o negócio, uma equipe ou uma família. Então “a mágica” é o desenvolvimento. E ele acontecerá através de um processo em que há muita autonomia, decisão, vontade e esforço envolvidos. Por isso cuidado com expectativas de que o extra, mega, super sensacional evento te deixará pronto(a) nas habilidades que deseja. Ele é apenas parte do seu processo de treinamento.
Na minha experiência posso constatar que com autonomia e disciplina algumas pessoas podem estruturar e seguir com seu plano de desenvolvimento sem um expert da área ao seu lado. Outras sentem-se mais seguras e confortáveis com o apoio de uma facilitadora ou facilitador especialista (processo de coaching executivo por exemplo).
Como pedagoga especialista em métodos de desenvolvimento profissional e coach executiva há 13 anos, eu oriento para que você busque ajuda se estiver sofrendo desgastes no trabalho por receber feedbacks corretivos da sua liderança direta ou até alguns “toques”de colegas pares. Ainda mais se percebeu que isso é recorrente e que alguns limites de competências já te acompanham há algum tempo.
Quer ajuda para treinar com mais consciência competências-chave para líderes como: comunicação, delegar, maturidade emocional, estabelecer ordem de prioridades e a competência de liderança em si?
Conte comigo, um abraço.
Gisele Cipili